ALTER DO CHÃO - PARÁ - BRASIL

Vou lhes contar minha experiência, aliás nossa experiência em Alter. Alguns amigos vieram com a ideia de viajar, uma rápida viagem só para relaxar um pouco. Depois de alguns dias já tínhamos comprado as passagens, o destino era a cidadela de Alter do Chão, aí pensei comigo, nossa o que vamos fazer ali, uma vila no interior do Estado do Pará.

Alter do Chão é muito comentada em Manaus (onde moro) pelas suas praias e simplicidade, então cético, embarquei nessa aventura. A viagem até Alter do Chão pode ser feita basicamente de duas formas:

1ª Pelo rio: normalmente demora um dia de viagem pelos rios da Amazônia, e que na minha opinião é muito cansativo, mas para quem gosta é uma boa opção;
2ª Aéreo: viagem de avião dura no máximo 1 hora de voo, e essa opção é a melhor pra quem quer chegar mais rápido.

Bom, como fomos de avião, a viagem foi rápida. Fizemos o Check in, as 06 h da manhã, quando estávamos indo em direção ao avião parado na pista, vi essa linda imagem e não resistir, pensei nossa isso é um bom sinal.

Dias antes, ligamos para a pousada e reservamos nossa hospedagem por lá, a diária que nos cobraram foi de R$100,00, aí choramos um pouco e saiu por R$ 90, 00 com direito a café da manhã incluso. Pois bem, partimos rumo a Santarém.

A cidade de Santarém possui uma população de quase 300 mil habitantes, o aeroporto é pequeno, mais é bem organizado pelo seu tamanho.

Pegamos um táxi que havíamos programado antes que ia nos levar até Alter do Chão, custou R$ 70,00. Do aeroporto até a cidade turística demorou em torno de 40 minutos, no meio do caminho não vimos nada de novo que nos atraísse atenção, aliás uma vila que possuía muitas bandeiras verdes que estava escrito “tucuxi”, curioso perguntei ao taxista "o que é isso irmão?" Prontamente ele respondeu é o nome do boto que faz parte do festival folclórico que é organizado em Alter do Chão.

Enfim chegamos a Alter. Ficamos hospedado numa Pousada chamada SOL NASCENTE a poucos metros da orla da cidade, como havia dormido pouco peguei a chave e rapidamente entremos no quarto e dormimos por algumas horas.

DICA: QUATRO/ CINCO DIAS SÃO SUFICIENTE PRA CONHECER AS PRAIAS DE ALTER

Observei a tranquilidade do lugar, poucas pessoas nas ruas barrentas, fiquei incrédulo quando vi as portas abertas das casas, os muros baixos, percebi que estava no outro mundo, (...) onde já se viu isso, deixar a porta escancarada nesse horário? . As poucos pude ver que existe uma certa tranquilidade da vizinhança com relação a segurança.

Logo mais na frente entramos no restaurante, pude observar a praça central. Uma praça típica de cidade de interior com algumas arvores e um coreto no meio. Aí tomamos uma da piores decisões dessas férias em Alter, pegar um ônibus comum desses coletivos e fomos até Santarém, aliás na zona urbana.

Depois de mais de uma hora de estrada chegamos em Santarém, diferente das outras vezes resolvemos não descer a apenas observar as ruas e bairros que passávamos com o ônibus e voltamos para Alter. Nossas experiência com o coletivo não foi boa. Por isso digo NÃO pegue ônibus coletivo!! Vai por mim, você não vai gostar dessa experiência.

A noite planejamos em um jantarzinho bacana, fomos até a praça e procuramos um bom restaurante. Não foi difícil de achar, até porque existe poucos restaurantes ali. Observei que havia muitos turistas, notei que de fato Alter era uma vila exclusiva para turista que quer conhecer as lindas praias da Amazônia.

No outro dia acordamos cedo, colocamos roupas de banho e fomos desbravar por Alter. Fomos até a Orla e pegamos uma lancha, atravessamos o rio. Chegando próximo pude observar a praia do amor, nossa que linda, uma ilha! Escolhemos um barraca próximo dos bares e ali ficamos pelo resto o dia. Foi fantástico, água quentinha, o vento soprava no rosto, olhar a natureza e é claro tomar uma boa Cerpa (Cerveja Paraense), indico tomar Cerpa Gold essa é boa!

Meus amigos finalmente chegaram (Adriane, Lívia e Marcus) e aventura ficou mais intensa. Alugamos um carro, do amigo do dono da pousada, sinceramente somos explorados pelo dono do carro, ele nos cobrou 80,00 a diária do carro. O carro é bem rodado e como não tínhamos muitas opções alugamos, porém ele não pediu nada de documento, simplesmente confiou na gente.

DICA: ALUGUE UM CARRO PARA CONHECER AS PRAIAS, VOCÊ NÃO SE ARREPENDER!

Agora estávamos em cinco e com um carro, planejamos pegar a estrada e conhecer a outras lendárias praias de Alter do Chão.
1ª Praia – CAJUTUBA, Praia bonita, muito calma, água parada e tranquila, ficamos 1 hora, almoçamos e pegamos a estrada, rumo a praia de Pindobal.

2ª Praia – PINDOBAL, Linda, areia branquinha, praia com água mais agitada e estava totalmente sem gente, praticamente era só nossa, andamos na costa quase 1 km, vislumbrando aquele paraíso na Amazônia. Vimos algumas casas no caminho, mas na praia não havia nenhuma barraca ou restaurante. Ficamos lá o resto da tarde, aproveitamos o máximo.

DICA: RECOMENDO ESSA PRAIA

A noite fomos passear pela vila, e descobrimos uma lanchonete bem frequentada, se chama X-bom e detalhe é bom mesmo, tinha muita gente quando chegamos, mais valeu a pena. O sanduba é muito bom.
No dia seguinte, mais praia, dessa vez fomos conhecer a praia PONTA DE PEDRAS. Pegamos a estrada indicada pelo Sr. Rogério o dono da Pousada que ficamos, a viagem durou quase uma hora, mais também valeu pena.

Em Ponta de pedras é bem estruturada, tem muitos bares e restaurantes, opção que não vai faltar. A impressão que tive por um momento e que estava naquelas barracas de Fortaleza. Em ponta de pedras foi o lugar que assistir O MAIS LINDO POR DO SOL da minha vida.

DICA: VISITE ALTER DO CHÃO NO INICIO DE SETEMBRO EM DIANTE É QUANDO AS ÁGUAS DOS RIOS VÃO BAIXANDO. ANTES DISSO É SÓ ÁGUA E NÃO TEM PRAIA.

Entramos no rio, que água boa, que lugar lindo. De fato me surpreendi com essa cidade. Ficamos cinco dias. Conhecemos quase tudo lá. Compramos, comemos e bebemos. Aproveitamos tudo que a cidade tinha pra oferecer. Foi uma excelente viagem, fiquei encantado com praias do Caribe brasileiro.

Se volto em Alter?, Com certeza!

Postagens mais visitadas deste blog