VIAGEM A ISLA DE MARGARITA

Vou lhes contar tudo sobre a minha experiência com a viagem para ISLA DE MARGARITA, aliás, sobre a nossa aventura.

Tudo começou a na quarta-feira (29/05/13). Mas semanas antes do combinado, alguns amigos, até mesmo horas antes desistiram de ir conosco no caso eu e a ELAYNE, então como sou brasileiro e não desisto nunca, resolvemos ir assim mesmo, é ASSIM mesmo, sem falar duas virgulas de espanhol, sem conhecer a cultura e costumes do povo venezuelano, e assim ficou decidido.

1ª. DICA – PESQUISE NO GOOGLE TUDO SOBRE O DESTINO OU O QUE DER TEMPO DE LER

Dias antes estudei sobre o lugar, olhei artigos, post sobre Isla de margarita, vi comentários muito bacanas e que durante a viagem vi que era verdade verdadeira (risos). Ah e vi também a geografia do lugar, tipo o tempo de viagem, a distância, xiiii a distância essa sim é a pior, mas depende do que você irá escolher para chegar até a ilha do caribe.
Então quarta-feira de madrugada pegamos um voo que saiu de MANAUS, até BOA VISTA. O voo durou cerca de uma hora e quinze minutos, mal entramos no avião e comecei a ler um livro e uma horinha depois chegamos a BOA VISTA.
Saímos do aeroporto assim que pegamos nossas malas, e fomos diretamente para a rodoviária, onde pegaríamos o Autobus para ISLA DE MARGARITA, chegando lá, não havia passageiros apenas os taxistas nativos (risos), era quatro e meia da manhã e nós estávamos numa rodoviária vazia. Alias tinha uns pobres cachorros na calçada. Ficamos ali com coragem, pois não conhecíamos a cidade de BOA VISTA.

2ª DICA – TENHA CERTEZA, TENHA CORAGEM E TENHA CARA DE PAU

Decidimos ir de ônibus até MARGARITA, primeiro porque é mais barato e segundo porque é mais barato!!
Lá pelas seis horas começou a movimentação e logo fui na agencia de viagem EUCATUR, empresa que nos levaria até a ilha. Perguntei da moça sobre o trajeto, o tempo de viagem e tals, aí quando ia comprar as passagens ela me pegou, CADE O CARTAO INTERNACIONAL DE VACINA? Putz não tinha, mas eu sabia que eles pediriam, mas não colou o truque do ME ESQUECI, mas ela nos disse que poderíamos tirar em PACARAIMA, então comprei uma passagem até Pacaraima foram R$ 22, alias ela ficou com meu troco! bom assim fui.
Quase três horas depois chegamos em  Pacaraima, lá tive mais informações sobre o cartão de vacina, muitos turistas que vão a Margarita são de Manaus e encontrei alguns lá e logo fiz mais amizades

3ª DICA - FAÇA O QUE EU TE DISSER, DEPOIS NÃO ME DIGA QUE EU NÃO AVISEI

Estando em Pacairama, muitos, mais muitos cambistas vão em cima de você, querendo que você troque dinheiro (Real por Boliva).

IMPORTANTE: NÃO DÊ UMA DE TURISTA SE NÃO VAI PAGAR CARO!
O melhor lugar para se trocar dinheiro por conta própria, veja bem POR CONTA PROPRIA, é lá, eles vão te oferecer geralmente Bs. 12,200 por um 1 real, ou seja se você trocar R$10 e vão trocar por Bs 120,20. Tem uns que até podem te pagar mais.

IMPORTANTE: SEPARE APENAS O DINHEIRO QUE VÁ TROCAR, DEPOIS DE TROCADO O DINHEIRO, CONFIRA COM O CAMBISTA.

No meu caso dei seis notas de 100 e voltei com milhares de bolivares em mãos. Comprei as passagens para PUERTO LA CRUZ, resolvemos pegar um ônibus direto pra lá, na fila para entrar no ônibus conheci um rapaz chamado ROMARIO, um Cara super bacana e alegre, fomos conversando e eu sempre perguntando sobre o trajeto e outras coisas.
Dentro do ônibus havia muitos Brasileiros, dentre eles tinham duas outras pessoas MARAVILHOSAS, ERIC GOMES E NELMA TAVARES, um casal de amigos que igual a nós, estavam indo a ISLA DE MARGARITA, também sem conhecê-la.

4ª DICA – PERGUNTE TUDO, SEJA EDUCADO, SEJA SIMPATICO

Formamos um grupo de pessoas com um objetivo comum, conhecer MARGARITA
Mas na frente paramos no SINEAT, onde se pega o visto ou autorização para circular pelo país, no meu caso foi a autorização para circular por EL País, e SIM me pediram o cartão de vacina internacional CONTRA A FEBRE AMARELA, como não havia deu uma de João sem braço e a Senhora considerou e me deu o “passe”, com o passe na mão, agora poderia transitar pela Venezuela. O passe tem validade de três meses, e VOCÊ NÃO PODE PERDER, JAMAIS!!!, pois em toda parada os policiais venezuelanos pedem para apresentar junto com o documento de identidade.

5ª DICA – NÃO SEJA PREGUIÇOSO(A), E VÁ TIRAR O CARTAO DE VACINA INTERNACIONAL, EU DEI SORTE MAS VOCÊ NÃO PODERÁ TER A MESMA SORTE

A viagem até PUERTO LA CRUZ foi extremamente cansativa foram mais de 22 horas, uma viagem muito desgastante. Paramos em vários lugares. Uma delas é a Serra Llema lugar lindo, vales e montanhas belíssimas.

IMPORTANTE: LEVE O EDREDOM PARA A VIAGEM, POIS O PESSOAL DA EMPRESA DE ÔNIBUS NÃO TEM PENA DE VOCÊ

Chegamos pela manha de quinta-feira, na descida do ônibus muitos taxistas querendo oferecer o serviço, mas o que me deixou mais impressionado foi quantidade de carros velhos que a Venezuela tem, muitos carros de filmes americanos das décadas de 60,70 e 80 (São peças raras ou museu)
Enfim pegamos um desses, já com o grupo formado por Elayne, Nelma, Romário, Eric e Eu. Compramos a passagem para chegar a Margarita no GRAN CACIQUE, esse é o melhor e mais rápido (Compre por lá).
Depois de mais de uma hora, ENFIM chegamos a ISLA DE MARGARITA.

Lá tudo é barato, tudo baratinho, fiquei chocado com os preços baixos, mas sem esbanjar!
Ficamos hospedados em um hotel no centro MARIA LUISA, lá é bonito, mas sem café incluso.
Margarita é linda, parece uma cidade grande, tem shoppings (dois), prédios e prédios, restaurantes, na verdade a Ilha foi feita para os turistas do mundo todo. Você não vai se arrepender, claro se partir do principio de quem faz o momento é você, independente do lugar. Mas as companhias foram ótimas, foi um prazerzão tê-los conhecidos.

AS COMPRAS: no shopping é mais caro, não tem muita diferença, como fiquei no centro, lá os preços são mais em conta “precios bajos”,
No shopping Sambil tem um bar que é show de bola, LA TEQUILA, muito divertido, lá comemos tacos, tem música ao vivo e todos mesegeros (garçons usam trajes típicos, recomendo!

LAS PLAYAS: tem várias praias lindas que vi pelo Google (risos), mas pelo pouco tem tempo que fiquei conheci apenas uma PLAYA PARQUITO, linda praia, muito boa. Como nas praias brasileiras tem vários vendedores, comprei uns três óculos e pechinchei um pouco. Agora tem umas negritas que fazem uma massagem maravilhosa, porém cobram caro, foi a massagem mais cara que paguei em boliva! Rsrs

AS BEBIDAS: como Margarita é uma zona livre de imposto, a grande maioria dos produtos são de preços baixos e a bebidas também são em conta, levamos pro hotel vodca, compramos por uns R$ 30,00 um litro.

6ª DICA – NÃO SE ATRASE, JAMAIS!!

Aqui no Brasil, temos o mau habito de se atrasar pra tudo que é compromisso, mas lá pelo menos o que eu vi, eles cumprem com os horários, e por causa de um atraso perdemos o GRAN CACIQUE que nos levaria a Puerto La Cruz, chegamos dez minutinhos, só dez, e vimos o navio saindo sem a gente, ficamos muitos frustrados com o ocorrido e isso ocasionou muita dor de cabeça.

IMPORTANTE NA HORA DE RETORNAR SAIA MAIS CEDO DO HOTEL!!

Mas um dia antes de voltar fomos ao aeroporto Santigo Mariño ver se tinha voo para Sta. Helena do Uairen, mas não tinha, pena!
Enfim, como perdemos o Gran Cacique, trocamos as passagens que nos levaria para a cidade de Cunamá,  por que lá tinha outras opções de voltar, porém seria mais caro e demoraria mais tempo. Fomos desbravando as cidades venezuelanas, e passando por cidade e cidades, nessa hora tivemos que ter muito jogo de cintura, pois a viagem é extremamente cansativa. Em Cunamá compramos uma passagem até Puerto Ordaz e de lá compramos a passagem até a cidade de Sta. Helena.
Chegamos em Boa Vista depois mais de 30 horas de viagem, tudo isso por causa de um atraso de dez minutos. Depois da fronteira, ficamos em Pacaraima, lá tem taxis que levam as pessoas até Boa vista, eles cobraram R$ 25 por pessoas, mas dependendo do horários podem cobrar mais caro.

Essa viagem foi uma aventura, aprendi muito com ela, muito mesmo, fiz novos amigos, conheci uma cultura e um povo completamente diferente do meu. Vi belezas naturais, várias cidades, ricas e muitas na pobreza. Agora pensa num povo que AMA o finado presidente HUGO CHAVEZ, várias fotos espalhadas por todas as cidades que passamos, todas!

7ª DICA: ACREDITE EM VOCÊ, OS VENEZUELANOS SÃO UM POVO SOFRIDO, GENTE QUE GOSTA DE GENTE, PORÉM SEMPRE FIQUE ATENTO, SEMPRE!

Nossa aventura terminou hoje cedo, quando desembarcamos no aeroporto de MANAUS, ainda estava com sotaques espanhóis no ouvido, passei umas horas misturando o portunhol.

Se valeu a pena? COM CERTEZA!

Postagens mais visitadas deste blog