Postagens

Mostrando postagens de fevereiro, 2012

FALAR BEM

Imagem
Falar bem dos outros faz bem para todos. Demonstrar que temos olhar puro, que vê nos outros somente o que é bom. E não se trata de inveja ou fofoca de quem não consegue fazer como os outros. Se quisermos falar mal, sempre haverá à disposição algum motivo para isso. Por que é que falar bem dos outros, com respeito, é uma opção que fazermos baseados na convicção de que não vale a pena falar mal. Se você deseja ser pessoa "limpa', não vá mexer no "lixo" dos outros. Fale semopre o bem. Se notar erros nas outras pessoas, examine se você não está cometendo as mesmas falhas. Porque a pessoa sábia age assim: fala somente o bem que percebe nos outros e cala o erro, olhando para dentro de si.

PAGAR O MAL

Imagem
Como pagar o mal? Quase sempre, quem pretende pagar o mal com o mal se dá mal. A pessoa ofendida deseja se vingar e acaba mais ferida e machucada que antes. Um amigo me mostrou o caso das abelhas. Tem ferrão, mas você sabe o que acontece com elas se picam alguém.  O ferrão penetra de tal forma na pessoa, que a abelha acaba sendo a vítima maior: o ferrão não se desprende e arranca as vísceras da abelha. E ela morre. Pagar o mal com o mal tem essa lógica esquesita: os mais prejudicados são os causadores do mal. A bíblia aconselha a devolver o bem a quem nos faz o mal desarmando o lógica da violência. " Vença o mal com o bem". E também: "Se o seu inimigo tiver fome, dê-lhe de comer, se tiver sede, dê-lhe de beber", Você o estará fazendo sentir-se vergonha do mal que ele causou. "Não se deixe vencer pelo mal, mas vença o mal com o bem"

LÍNGUA

Imagem
Certa vez um rei, com sua corte e um bobo que não era tão bobo. Não só distraía, mas fazia pensar. Certo dia, o rei o encarregou de preparar o melhor prato. Expectativa geral. Surpresa. O bobo que não era tão bobo preparou línguas, um prato que poderia ser chamado de comida dos pobres. E explicou: “Quando dominamos a língua, realizamos coisas admiráveis”. E todos concordaram. O rei pediu-lhe então que preparasse o pior prato. E assim aconteceu.O bobo preparou novamente línguas. E diante da perplexidade de todos, esclareceu: “Quando não dominamos, a língua causa os maiores estragos”. O bobo não sabia, mas estava reproduzindo o ensinamento da Bíblia, que compara a língua ao pequeno leme do navio: este vai para onde o leme deseja conduzi-lo. Compara-a também à faísca: onde ela se insinua pode acontecer um incêndio.

INTIMIDADE

Imagem
Há um provérbio árabe que afirma: “Quem não compreende um olhar também não compreenderá uma longa explicação”. Alguns olhares revelam a intimidade da mesma forma que janelas abertas mostram o que dentro de casa. Compreender um olhar é entender de intimidade. Se você se tornou íntimo de alguém ou vice-versa, não revele aos outros a intimidade de vocês dois. Seria a pior traição. A Bíblia diz que revelar intimidade é o modo mais simples e rápido de perder amigos. Conservando-as, conservam-se os amigos. Na medida do possível, evite pessoas que gostam de revelar intimidade dos outros. Quem as declara é como se rasgasse a alma do próximo; e não se rasga impunemente a alma de alguém. 

ESPALHAR CALÚNIAS?

Imagem
É bem conhecida a receita de um velho sábio a uma pessoa que vivia espalhando calúnias e destruindo a paz. Quando a encontrou, pediu-lhe um favor: ela devia ir para casa, pegar uma galinha e, enquanto se dirigir à casa do sábio, fosse depenando lentamente a galinha. E fez.  Chegando à frente do sábio, a galinha estava toda depenada. “Agora volte e recolha todas as penas”. Pediu. “Impossível, respondeu a pessoa, o vento levou todas embora.” É o que acontece com suas fofocas, saídas de sua boca”. Com palavras podemos destruir pessoas. Difícil é devolver-lhes a dignidade e o respeito devido. As calúnias têm sua gasolina. “ Parece que....Ouvi que ...... Disseram que ....” Na boca da próxima pessoa, a dúvida se torna certeza. 

BONS PENSAMENTOS

Imagem
É verdade: bons pensamentos – principalmente o positivo – nos tornam melhores a cada dia que passa. O contrário também é verdade – e deve ser evitado: pensamentos negativos vão embaralhando a mente e as pernas também. Pensamentos de paz, harmonia e bondade têm o poder de influenciar positivamente nossa vida. Os sonhos costumam ser a caixa de entrada, dos nossos pensamentos: se pensamos coisas boas, sonhamos coisas boas ; se nossa mente é povoada de pensamentos e sentimentos negativos, temos pesadelos, fruto daquilo que pensamos de olhos abertos. Cultive sempre bons pensamentos. Tenha sempre os melhores pensamentos!

CONFIANÇA

Imagem
Você deseja envenenar uma relação, acabar uma amizade ou até mesmo o relacionamento? Diga à pessoa que não confia nela e destruirá a base desse relacionamento, como o cupim que devora a madeira por dentro. Aconfiança é fundamental para se manter um clima saudável e de paz na família, no trabalho, na comunidade, na sociedade. Claro está que confiança não se compra na padaria nem vem pelo correio. Conquista-se. Aprendemos a confiar desde crianças. Quando nossos pais nos jogavam para o alto e nos seguravam no ar, nós ríamos e pedíamos bis. Quando não sabia nadar e tinha medo de cair na piscina, mesmo assim me jogar nos braços da minha mãe porque sabia que ela ia me pegar. Aí aprendemos a confiar. Um pouco crescidos, executamos as primeiras tarefas e nos tornamos confiáveis. Jesus disse que se formos pessoas confiáveis nas pequenas coisas, ele nos confiará o bem supremo, o seu Reino, isso conforta meu coração. CONFIANÇA SIGNIFICA TAMBÉM DAR UMA SEGUNDA CHANCE QUANDO ALGUÉM ERRA. ELA É C

QUANDO A RAIVA BATE NA PORTA

Imagem
Quando estamos com raiva, sentimos vontade de fazer muita coisa, vontade de acabar com tudo que está nos incomodando, vontade de chutar o balde. Mas a vida nos ensina que no culme da irá, não devemos agir com essa emoção, confesso que é muito difícil de controlar o sentimento de irá, em um momento desse. Tudo na vida tem dois caminhos, ao acordarmos temos duas opções, escolher ficar de bom humor e viver mais e aproveitar os bons momentos, ou escolher fica de mal humor e perder a simplicidade do dia a dia. Você decide!

CUMPLICIDADE DE UM AMIGO

Imagem
Não há como ser amigo sem, de certa forma ser cúmplice. Já dizia um provérbio português: “Defeitos do meu amigo, lamento, mas não maldigo”. Amigos são duas pessoas que reciprocamente abrem o próprio livro da vida, os segredos e mistérios da alma, sem receio de vazamentos, por isso seria fim de uma amizade. Há cumplicidade somente no bem, pois o que é cúmplice no mal não compreendeu a importância e o significado da amizade. A cumplicidade gera confiança e fortalece as relações. Segredo de amigo é segredo de confissão, e é melhor ser cúmplice do amigo do que do seu amigo do que inimigo. Nenhum amigo é perfeito, mas não maldizer nem, revelar os defeitos do amigo é sinal de amizade quase perfeita. O mestre Jesus gostava muito de Judas, apóstolo traidor, a ponto de lhe dar o bocado passado no molho como gesto de preferência. Lamentou seus defeitos, mas não o expôs ao ridículo. Outra amizade linda foi a do Rei Davi e Jonatas, que passou por muitas atribulações e mesmo com os erros

BANCO COMUNITÁRIO LIBERDADE

Imagem
O Banco Comunitário Liberdade, está localizado na Agência de Desenvolvimento Local (ADL Cajual), além de ser uma conquista para o bairro Morro da Liberdade, é uma grande iniciativa para o desenvolvimento econômico e social no bairro, possibilitando geração de emprego e renda à comunidade a partir da Economia Solidária. O Projeto ‘Bancos Comunitários na Amazônia’ é uma iniciativa do Instituto Capital Social da Amazônia e Organização Social Ecoando Liberdade (OSEL), e a implementação do Banco Comunitário ‘Liberdade’ no Bairro Morro da Liberdade vai ocorrer com a circulação da moeda social ‘Tucumã’ nos comércios cadastrados. A comunidade vai poder realizar empréstimo do ‘Tucumã’ no Banco Comunitário ‘Liberdade’. A ideia é fazer com que a comunidade compre nos estabelecimentos do próprio bairro sem precisar se deslocar para supermercados, pois quando o morador deixa de comprar no comércio do seu bairro não contribui para o desenvolvimento local. Mas, caso o comerciante queira comp

PACIÊNCIA

Imagem
Fila do ônibus, fila no banco, fila no supermercado, trânsito congestionado, hora marcada, mas não respeitada. Tudo isso e muito mais nos deixa uma pilha de nervos, impacientes e estressados. Gostaríamos que o trânsito se abrisse à nossa frente, só para nós, para que passássemos rapidamente. Pressa, bendita pressa! Pressa, maldita pressa! “Esta com pressa?”. Passa por cima! “Apressado come cru”. Devagar se vai longe”... Para ter paciência neste mundo tão conturbado, é aconselhável munir-se de bom humo. Rir dos próprios erros, ter compaixão de si mesmo, para ter paciência com as irritações que vem dos outros. Quem aprendeu a rir dos próprios defeitos está perto de ser pessoa sábia e paciente com o próximo. Algumas medidas ajudam a temperar com paciência cada dia da vida.    

UM MINUTO PRA VOCÊ

Imagem
Faz dois anos, mais precisamente no dia do meu anivesário ganhei um livreto de meditação, no qual ainda leio, e no meio de tantas, encontrei este texto que me chamou atenção, então resolvir compatilha-lo com vocês. O cotidiano nos sufoca. Antigamente, o povo da roça gastavam um dia para ir à cidade regressar. Depois de plantar, o agricultor esperava o crescimento, dava tempo ao tempo. Hoje a vida é um atropelo. Dirigimos falando ao celular. Comemos trabalhando. Viajamos fazendo cálculos, planejando, movimentando pessoa. É incrível ver como as pessoas, ao saírem do avião, se agarram ao celular, como se estivessem dando ordens ao sol, á lua ou aos mares. Fazemos muito mais que nossos pais. Somos mais rápidos. Ganhamos mais dinheiro. Mas somos mais gente? Nos humanizamos mais? Apreciamos mais a vida, nossa e dos outros? Pensamos que nosso valor esteja aí, mas é engano. Trabalhamos e não desfrutamos. Nós nos matamos trabalhando para os outros e quando abrimos os olhos, a via passou